No dia 13 de janeiro, a cidade de Almenara comemorou 77 anos de emancipação política. Porém, sua história é bem mais antiga que isto.

Situado no Médio - Jequitinhonha, o território do município foi ocupado por volta de 1811, quando o Alferes Julião Fernandes Leão instalou, às margens do rio Jequitinhonha, um Posto de Vigilância, destinado à defesa da Sétima Divisão Militar de São Miguel (atual Jequitinhonha).

O acampamento, então denominado Vigia, deu origem ao povoamento, atraindo inúmeros moradores para a localidade. Em 1877, passou a chamar-se São João do Vigia, em homenagem ao Padroeiro São João Batista.

No dia 13 de janeiro de 1938, o então governador do Estado, Benedito Valadares, assinou a Lei Estadual n.°58, que criou o município de Vigia. Mais tarde, em 1943, já emancipado, mudou a denominação para Almenara, que significa Farol, no idioma árabe.

O município de Almenara adquiriu para o distrito de Almenara parte do Distrito de Jacinto, do novo município de Jacinto; e perdeu os distritos de Jacinto, Jordânia (ex-Palestina) e Salto da Divisa (ex-Salto Grande), transferidos para o novo município de Jacinto e o distrito de Rubim para o novo município de Rubim.

No quadro fixado pelo referido Decreto-lei nº. 1058 para vigorar no qüinqüênio de 1944-1948, bem como no fixado pela Lei nº. 336, de 27 de dezembro de 1948, para o período 1949-1953, é composto dos Distritos de Almenara, Bandeira e Pedra Grande. Aparece no quadro fixado pela Lei nº. 1039, de 12 de dezembro de 1953 para o período 1954-1958, composto dos Distritos de Almenara, Bandeira, Divisópolis, Mata Verde e Pedra Grande, comarca de Almenara.

Em seu primeiro mandato (1956-1960), o prefeito Cândido Mares trouxe o prédio da Prefeitura Municipal para o seu local original, na Praça Benedito Valadares (atual Praça Dr.Hélio da Rocha Guimarães). Em seu segundo mandato (1993-1995), ele criou o Paço Municipal Benedito Canabrava e inaugurou a era das micaretas.

Estas festas servem para promover a confraternização entre almenarenses espalhados pelo Brasil afora e turistas que vêm nos visitar. Elas reproduzem a atmosfera festiva que tomou conta da cidade por ocasião da emancipação.

Durante muito tempo Almenara teve a maior praia fluvial do Brasil,a praia da Saudade. A poluição do Rio Jequitinhonha, causada pela extração do ouro feita com mercúrio trouxe danos imensos ao rio, diminuindo seu volume e, consequentemente alterando seu curso, retirou-lhe este atrativo.

Trazer estes fatos ao conhecimento das novas gerações servem para manter a chama acesa. A proposta é contribuir para o resgate da identidade histórica e cultural de Almenara, que está se esgarçando com o passar do tempo.