Mudança de cor e ideias


A Catedral Metropolitana de São João Batista de Almenara no vale do Jequitinhonha, passa por uma completa reforma, todo o ambiente interno como externo ganha novas cores. A antiga cor “Cromo Suave” dar lugar ao branco neve, cor que simboliza a pureza em aspectos doutrinários.

Uma mudança ocorreu também na fachada da igreja, uma pequena descaracterização histórica, pouco falado e observado pelos fieis. Logo na entrada da igreja foi retirada a antiga escadaria e colocado uma rampa para cadeirantes, com entradas laterais, seguida de um corrimão prateado.

É importante que outras descaracterizações não aconteçam, o que seria uma perda de identidade cultural irreparável para o município. Isso só será possível mediante conscientização por parte dos administradores do templo.

Devido a Catedral Metropolitana de São João Batista não ser tombada como patrimônio historico cultural da cidade de Almenara, fica desobrigada a manter suas características histórico culturais.

A contrução do predio da categral  iniciou-se na decada de 40, logo após a emancipação da cidadede Almenara. Diante da nescessidade de garantir a autencidade histórica da cidade, esperamos que os orgãos competente iniciem o processo de empenho e tombamento de todas as manifestações  e arquiteturas históricas do municipio.

 

Fonte: Diário do Jequi