Autor: Economista Evandro Miranda (*)

Você sabe quem construiu a ponte de Almenara/MG

O Engenheiro Caio Olindo de Miranda e Silva é o filho primogênito do segundo casamento de Olindo de Miranda Souza com Eunice Itapagipe Cecilo Silva. Nasceu em 15/02/1933. Fez o curso primário nas Escolas Reunidas de Vigia (1940:43) e o curso secundário (1944:50) no Colégio Arquidiocesano (Ouro Preto) e Colégio Arnaldo (BH). Fez o CPOR - Centro de Preparação dos Oficiais da Reserva, entre 1951/52, quando adquiriu a patente de tenente. Graduou-se em Engenharia Civil pela UFMG (1953:57).

Ainda como universitário, Caio Miranda participou dos empreendimentos conduzidos por seu pai, tendo elaborado os levantamentos topográficos da 2ª. grande abertura de Almenara (realizada em ambos os lados da Avenida Olindo de Miranda) em direção ao Aeroporto Cyrilo Queiroz, no início da década de 50, quando foram estabelecidas as ligações das ruas do chamado Juazeiro com a área central da cidade.

Vale esclarecer que o Juazeiro constituía o lado direito, assim como o bairro Santo Antônio o lado esquerdo da 1ª. grande abertura de Almenara, realizada também por Olindo de Miranda no início da década de 40. O eixo central desta abertura consistiu no prolongamento da antiga Rua do Sertão, prosseguindo em direção à saída para Pedra Azul, ao longo da Rua Dr. Sabino Silva. Requereu a remoção do antigo cemitério, que ficava onde, hoje, é a confluência da Rua Hermano Souza com a Rua Argemiro Aguilar.

Desta forma, fez-se a ligação entre a cidade em expansão (constituída pelas 2 mencionadas aberturas) e seu núcleo histórico (a antiga Vigia), situado no entorno da Praça Benedito Valadares (antiga Praça da Matriz) e à beira do Rio Jequitinhonha - a antiga Rua dos Conqueiros, a mais antiga do povoado de Vigia, fundado por João Cabacinhas, em 1864, e emancipado de Jequitinhonha em 1938.

Na 2ª. grande abertura (anos cinquenta), Caio Miranda foi também o responsável pelo projeto de construção do Mercado Municipal, obra empreendida por Olindo de Miranda, inteiramente com recursos próprios, inaugurada em 1956, na gestão do Prefeito Cândido Mares.

O Engenheiro Caio Miranda iniciou sua carreira profissional no Departamento Nacional de Endemias Rurais (DNERU), ligado ao Ministério da Saúde (1958-1961), quando desenvolveu várias obras de engenharia hidráulica na região do baixo Jequitinhonha mineiro.

Na sequência, o Eng. Caio Miranda atuou no Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) como chefe das unidades de Pedra Azul (1961-1964) e de Jequitinhonha (1964-1974). Neste período, dentre outras obras, ele foi o responsável pela construção da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, iniciada na gestão do Governador Magalhães Pinto (1961:66) e inaugurada pelo Governador Israel Pinheiro no dia 22/07/1967.

Na gestão do Prefeito Fernando Amaral (1970-1973), o Eng. Caio Miranda foi o responsável pelo consórcio que promoveu o loteamento do bairro Cidade Nova (hoje, o maior de Almenara), numa parceria com o Contador Sabino Juvêncio de Miranda e Edgar Teixeira.

Na condição de Diretor do DER-MG (1979-1983), na gestão do Governador Francelino Pereira, Dr. Caio Miranda liderou os trabalhos de asfaltamento da Rodovia BR 367, no trecho entre Itaobim a Almenara, assim como a construção de ampla rede de estradas na região do Jequitinhonha que estão sendo asfaltadas.

O Eng. Caio Miranda casou-se, em 1965 com Elenita da Silva Neves (conhecida como Litinha), de cuja união resultou 2 filhos, sendo que um deles, o Dr. Caio Olindo de Miranda e Silva Júnior (DSC em Física) retornou ao Vale do Jequitinhonha, por opção, como Professor da UFVJM.

Consta que Olindo de Miranda, após a inauguração do Mercado Municipal, planejava construir a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, promovendo a abertura da cidade para a margem direita deste mesmo rio, que pretendia chamar de Nova Vigia. Consta ainda que a construção desta ponte era um sonho do estudante, nascido e criado à beira do Rio Jequitinhonha: Dr. Caio Miranda, que está com 81 anos de idade completos.

Assim, ao deparar-se com a ponte pronta e implantado o bairro Cidade Nova, o menino e o primeiro engenheiro civil almenarense viu realizado seu sonho juvenil, assim como os planos de seu visionário pai.

(*) Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e Pós-Graduado em Didática de Ensino Superior (UNEB-DF). É Analista Financeiro do SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados e ex Coordenador-Geral da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.