No dia 31 de agosto de 2023, a Faculdade Doctum sediou o FÓRUM Educacional, um evento de grande relevância que reuniu diversos representantes-chave para debater a promoção da cultura de paz e a segurança nas escolas. A participação de membros essenciais e a colaboração entre redes municipais foram destacadas como fundamentais para a concretização de propostas efetivas.

No dia 31 de agosto de 2023, a Faculdade Doctum foi palco do FÓRUM Educacional, um encontro de vital importância que reuniu diversos membros essenciais para sua realização. Destacou-se a imprescindível união de forças entre as redes municipais, visando a efetivação de propostas e ações relevantes. Durante o evento, foram recebidos representantes dos colegiados escolares, busca ativa, conselho da mulher, CMDCA, FUNDEB, conselheiros tutelares, representante da SRE, vereadores da câmara municipal de Almenara, diretores escolares, professores, acadêmicos, palestrantes de direito, equipe da SME e Secretaria de Assistência Social, além da Polícia Militar.

As atividades educativas apresentadas nas escolas municipais abordaram a convivência harmoniosa e a formação cidadã como pilares para promover a cultura da paz. Um momento especial foi dedicado à declamação do poema "O caminho que leva a Paz" pelo aluno Josué Dias Moreira, da E.M. Tinah Ripalta de Menezes.

Após essa emocionante apresentação, a abertura contou com as palavras da Secretária Municipal de Educação, Sra. Gláucia Alves França de Figueiredo. Diversos palestrantes contribuíram com suas perspectivas sobre a promoção da cultura de paz e a segurança nas escolas. O tenente Luiz Carlos Alves Barbosa discorreu sobre as Redes de escolas protegidas, ressaltando a importância de trabalhar a prevenção da paz desde o lar até a vida adulta.

O advogado Dr. Nangel Gomes Cardoso, Procurador Jurídico Municipal de Almenara-MG, abordou o tema "Segurança nas escolas", enquanto a Psicóloga Alba Aline Alves de Oliveira, integrante da equipe multiprofissional da rede municipal de Educação, falou sobre a cultura da paz e a comunicação não violenta.

O acadêmico do curso de Direito, Arthur Gabriel Porto, enriqueceu o evento discutindo sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A inspetora e assessora da inspeção da rede Municipal de Educação, Érika Vasconcelos Ferreira Oliveira, apresentou o "Plano de enfrentamento ao abandono e evasão escolar na rede municipal de ensino".

O objetivo central do FÓRUM Educacional foi conscientizar sobre a importância de promover a segurança nas escolas e no convívio familiar, cultivando a cultura da paz. Essa abordagem visa prevenir danos decorrentes da falta de paz, como a evasão escolar e diversos tipos de violência. O evento proporcionou um espaço para discussões e esclarecimento de dúvidas do público-alvo, culminando com o encerramento e os agradecimentos pela Secretária Municipal de Educação, Gláucia Alves França de Figueiredo.