Evento promovido pelo Sebrae Minas, prefeitura e Embrapa será realizado em setembro, em Almenara

Congresso discute estratégias para potencializar o agronegócio no Vale do Jequitinhonha

Estão abertas as inscrições gratuitas para o Congresso do Agronegócio no Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jequitinhonha, em 20 a 22 de setembro, em Almenara. O evento é promovido pelo Sebrae Minas, em parceria com a prefeitura e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A iniciativa tem o objetivo de apresentar soluções e estratégias para potencializar a fruticultura e a agropecuária na região. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo (33) 98827-5229.

A programação do congresso inclui painéis, palestras e debates sobre o futuro do agronegócios no desenvolvimento do território. Um dos nomes já confirmados é do agrônomo, professor e escritor Xico Graziano, que fará uma palestra dia 20 de setembro, às 19h30. Haverá, ainda, uma feira com a comercialização de produtos locais.

“O Congresso vai abordar as estratégias de desenvolvimento territorial relacionadas à produção de frutas e outras culturas agrícolas, com o objetivo de estabelecer uma conexão entre os produtores e as necessidades do mercado", destaca o analista do Sebrae Minas Humberto Pereira.

O evento faz parte das ações do Sebrae Minas em apoio aos produtores de fruticultura da região, que participam de missões técnicas para Petrolina e Jaíba - cidades de referência na produção de frutas -, além de capacitações sobre tendências do setor e soluções para a melhoria e desenvolvimento da gestão dos negócios rurais. Também estimula o fortalecimento da governança como a criação do Comitê Gestor da Fruticultura no Vale.

O Congresso do Agronegócio no Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jequitinhonha é realizado pelo Sebrae Minas e tem o apoio da Nova Ambaj, Codevasf, Epamig, Anater, Emater/MG, Sicoob Credivale, Senar e BNB.

Serviço
Data: 20 a 22 de setembro
Local: Tendências Hall/Almenara

20/9 – Quarta-feira
19h – Abertura e palestra magna: "O poder do agronegócio no desenvolvimento do território" - Xico Graziano
21h30 – Feira de produtos locais e encerramento

21/9 – Quinta-feira
8h30 – Abertura
Painéis: Desafios e oportunidades da fruticultura irrigada; Alternativas de mercado para a fruticultura do vale; O que o vale precisa para ter mais empreendedores na fruticultura; Conjuntura da bovinocultura: cenários e tendências; A transferência de tecnologia em contribuição ao desenvolvimento da agropecuária regional: parcerias e resultados.
16H15 – Plenária
18h30 – Feira de produtos locais e encerramento.

22/9 – Sexta-feira
8h – Abertura
9h - A Codevasf no Jequitinhonha
11h – Painel: Como tornar o Jequitinhonha reconhecido como uma região produtora na fruticultura e próspera na agropecuária