Reunião foi realizada nas rimas do Cordel


No dia 31 janeiro, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou a “I Reunião administrativa-pedagógica” com a participação da Equipe Gestora de todas as escolas municipais.

O calendário escolar prevê o período de 1º a 3 de fevereiro como dias escolares destinados para o planejamento coletivo, com a participação de todos os servidores das unidades escolares. Com o proposito de subsidiar o trabalho das Equipes Gestoras para a organização dos dias escolares e gestão administrativa e pedagógica durante todo o ano, a SME apresentou as diretrizes para 2023. Outro objetivo da reunião foi o de estabelecer um diálogo inicial, ouvir as demandas e socializar pauta sugestiva para as reuniões pedagógicas, com o foco na melhoria do desenvolvimento das aprendizagens e, desta forma, dos índices de desempenho escolar das unidades de ensino e do município.

Divulgamos abaixo o “Cordel do 1º Encontro”, de autoria da Supervisora Pedagógica do Centro Esportivo Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Delavigne Ferreira Santos, Amanda Xavier Ribeiro. A escritora, que teve um olhar atento e sensível, retratou bem nas rimas de seu cordel as diretrizes educacionais para a rede municipal. Parabenizamos e agradecemos a Amanda pela contribuição e composição criativa.

A Secretaria Municipal de Educação agradece carinhosamente a presença e participação de todas as diretoras, vice-diretoras e especialistas da Educação e reafirma a parceria na gestão pedagógica, administrativa, de pessoal e financeira.

Registramos também, para todos os servidores lotados nas escolas, o nosso desejo de um bom retorno às aulas. Que 2023 seja de muita energia positiva para cada um e seus familiares.

 

CORDEL DO 1º ENCONTRO 

Amanda Xavier Ribeiro - 2023

Estamos aqui reunidos

Numa excelente oportunidade

Num encontro de educadores

Da SME da nossa cidade.

 

E não é à toa

Que rima com coração

A linha de frente de toda escola

A direção e a Supervisão.

 

Pois é de dentro pra fora

Que se faz a nossa ação

Com a cabeça nas estrelas

Mas pés firmes no chão.

 

Praticar o que é planejado

Planejar a partir das necessidades

Exige tempo e coragem

E mais ainda da nossa vontade.

 

De fazer o que tiver ao alcance

Partindo do simples e possível

E além de coragem e vontade

Tornar-se útil e disponível.

 

Incluir no nosso dia a dia

Sempre o incentivo as aulas criativas

Nada tão mirabolante e floreado

Bonito mesmo é aprendizagem significativa.

 

Em se tratando do nosso trabalho

Entre Regimento, PPP e BNCC

Diante tantos obstáculos e decisões

Que tal decidirmos vencer?