Cadastramento escolar para 2023 será de 09 a 30 de novembro/2022

Cadastramento escolar para 2023

Atenção, Pais ou responsáveis!

A Prefeitura de Almenara e Secretaria Municipal de Educação comunicam que já está aberto o sistema para Cadastro Escolar online dos candidatos/alunos interessados em ingressar em uma das escolas da rede pública, estadual ou municipal, no ano letivo de 2023.

O cadastro deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio dos sistemas:

SUCEM - Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula- para ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos- EJA, Educação Profissional

SIGEM – Sistema de Gestão da Educação Municipal – para inscrição na Educação Infantil

Atenção:  O período para inscrição vai até o dia 30 de novembro/2022.

Todas as orientações para a realização do cadastro e critérios de encaminhamento dos candidatos podem ser consultadas na  Resolução SEE Nº 4.775, de 19/10/22 e no Decreto n.º 499 de 8 de novembro de 2022.

Quem deve fazer o cadastro:

— Alunos que completarem 02(dois) e 03(três) anos até

31/03/2023 para atendimento na Creche;

— Alunos que completarem 04(quatro) e 5(cinco) anos até 31/03/2023 para atendimento na pré-escola;

— Crianças com seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2023, que irão ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental;

— Estudantes dos demais anos de escolaridade do Ensino Fundamental vindos de outras localidades ou de outra rede de ensino.

— Alunos que já estudam na rede pública, mas precisam mudar de escola por motivo da não oferta de continuidade ou que venham mudar de endereço.

— Candidatos com 15 anos ou mais que pretendam retornar aos estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Fundamental.

— Candidatos com 18 anos ou mais que pretendam retornar aos estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Médio.

— Alunos que perderam o prazo de renovação da matrícula para o ano de 2023 e aqueles que pretendem ingressar em cursos da Educação Profissional em uma escola da rede estadual.

Atenção: Vale destacar que a vaga do estudante estará assegurada apenas após a efetivação da matrícula, portanto o cadastramento não é garantia de vaga. Após encerramento do cadastramento será divulgado orientações para a matrícula.

O encaminhamento para a matrícula dos alunos inscritos será realizado conforme a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino ofertado, sempre respeitando os critérios definidos nas legislações específicas acima mencionadas.

O candidato/aluno que não realizar a inscrição no prazo estabelecido não será encaminhado para matrícula em escola pública, devendo submeter-se à inscrição para o processo de ocupação de vagas remanescentes.

Para cadastro de alunos para Educação Infantil clique no endereço eletrônico abaixo:

Para cadastro de alunos no Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos- EJA, Educação Profissional clique no endereço eletrônico abaixo:

cadastroescolar.educacao.mg.gov.br

Para mais informações consultem a legislação específica e em caso de dúvidas ou dificuldades para acesso à internet e realização do cadastro procurem uma das escolas municipais.