Aconteceu, no dia 27 de maio de 2022, a apresentação da Proposta de Intervenção Pedagógica nas escolas da rede municipal. O importante evento contou com a participação das Equipes Gestoras das Escolas da rede, representantes dos estudantes, Secretários Municipais de Educação das cidades circunvizinhas com seus assessores, professor Joaquim Neto- Diretor Geral do IFNMG - Campus Almenara, Natanael Dias de Sousa, Presidente da Câmara Municipal e outras autoridades locais.

A idealização da Proposta, iniciativa da SME, surgiu da preocupação com o déficit educacional acumulado e agravado pelo contexto histórico e social do período pandêmico no Brasil com a finalidade de instituir diretrizes norteadoras para que as escolas construam o seu próprio Plano Estratégico de Recuperação das Aprendizagens, considerando suas necessidades e individualidade.

A convite da SME, foi constituída a Equipe Multidisciplinar, com a participação de servidores representantes das diversas modalidades de ensino das escolas, pedagogas do DAP- Departamento de Apoio Pedagógico e gabinete da SME. Assim sendo a Proposta de Intervenção Pedagógica é fruto de uma construção coletiva feita a “muitas mãos” (por essa Equipe) que, num esforço coletivo e trabalho parceiro, reuniram incansavelmente durante o período de março a abril /2022.

O Plano de Ação da SME prevê a realização de oficinas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, intituladas “Conhecimentos Aplicados à Sala de Aula”. Utilizando dessa estratégia a SME pretende contribuir para a capacitação em serviço direcionada para os docentes e coordenadores pedagógicos, numa dinâmica de ação-reflexão-ação.

A Proposta de Intervenção Pedagógica da rede não se encerra nesta 1ª edição; a SME já tem diretrizes definidas para a construção de ações pedagógicas específicas destinadas para a Educação de Jovens e Adultos, Educação Infantil e aos alunos com deficiência. Outros servidores das escolas, que atuam nessas modalidades, serão convidados para integrar a Equipe Multidisciplinar e assim com planejamento coletivo, definição clara e pontual de ações pedagógicas focadas nas aprendizagens essenciais e esforço conjunto conseguiremos promover a melhoria no nível de aprendizagem dos nossos alunos.

Na ocasião, foram assinados os decretos da Avaliação de Desempenho do Estágio Probatório e da Avaliação de Desempenho Individual - ADI, que tem como objetivos a valorização e reconhecimento do desempenho eficiente do servidor, a identificação de ações necessárias para o desenvolvimento e aprimoramento profissional e alinhamento das metas individuais com as institucionais.

Estas ações, agregadas às demais realizações de suporte, investimento e melhoria nas escolas, traduzem o compromisso do Prefeito Ademir Gobira e da atual gestão da Secretaria Municipal de Educação com a oferta de uma educação de qualidade, com a valorização profissional e com o desenvolvimento escolar de cada estudante em todas as etapas/modalidades de ensino.

O Prefeito e a Secretária Municipal de Educação convidam cada educador (a) para retomar a caminhada na recuperação das aprendizagens, num esforço contínuo e coletivo, com firmeza e foco para o avanço de todos os estudantes!