O prefeito Ademir Gobira montou uma equipe de trabalho para atender a todos

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Almenara e demais cidades do Vale do Jequitinhonha, desde o dia 28 de novembro, que até o dia 9 de dezembro atingiu a marca de 224 milímetros, trouxeram um cenário de destruição no Vale. Em Almenara, cerca de 600 pessoas estão desabrigadas e 230 desalojadas segundo a Defesa Civil Municipal.

O maior transtorno foi causado pela cheia do rio São Francisco que transbordou e invadiu diversas casas na cidade e na Zona Rural. Para atender aos desalojados a Prefeitura de Almenara montou um alojamento na Escola Municipal João Fazendeiro.

Todas as famílias atendidas são levadas para o abrigo e de lá, a maioria, vão para casas de parentes e amigos. Para ajudar na logística de atendimento a essas famílias o prefeito Ademir Gobira revogou o decreto de recesso de fim de ano de modo que servidores municipais voltassem às suas atividades e dessem suporte no resgate.

Além disso, vários veículos da Secretaria Municipal de Obras estão sendo utilizados para atender as pessoas na Zona Rural e na cidade. Várias cestas básicas, colchões e vestimentas já foram doados para os desalojados.

Os principais bairros atingidos foram o São Francisco, Monte das Oliveiras, Parque São João e Cidade Nova. Estes locais estão sendo monitorados pela Defesa Civil Municipal que encontra dificuldades para retirar algumas pessoas que resistem em sair de casa mesmo com a enchente.

“Não foi fácil ver boa parte do nosso trabalho destes últimos anos ser destruído pela força das chuvas que assola as cidades mineiras e baianas. Muitas pontes, pontilhões, manilhamentos, pavimentações estão destruídos. A avenida Olindo de Miranda está um caos. Mas tenham a certeza de que iremos reconstruir tudo e jamais deixaremos de cuidar da nossa cidade e do nosso povo” disse o prefeito.

Voltaremos com outras informações a qualquer.