A prefeitura de Almenara e Secretaria Municipal de Educação entregaram, para todas as escolas da rede municipal, exemplares da obra literária “A barata verdadeira'', autoria de Eldvin Mendes, professor, poeta e escritor, natural de Rubim. A narrativa, inspirada na nova versão da canção folclórica da barata mentirosa, foi teatralizada pela equipe pedagógica do DAP/SME durante o momento de autógrafos nas escolas.

Com o objetivo de promover maior encantamento e divulgação da obra para os alunos, o autor Eldivin Mendes autografou alguns exemplares com dedicatórias para os professores e alunos.

Um diferencial, proposto pela SME, são as 2 edições da mesma obra em formatos de letras “caixa alta” e “imprensa minúscula”, para facilitar a leitura dos alunos que se encontram em processo de alfabetização e os que já leem com autonomia.

O trabalho pedagógico com a narrativa favorece a formação integral das crianças, o desenvolvimento de atitudes a partir da reflexão sobre os valores éticos.

A presença e contato direto com um autor literário foi uma novidade para as crianças e teve um efeito estimulante para despertar o interesse e curiosidade pela narrativa e inspirar a criatividade. Registraram-se os alunos boquiabertos com todas as apresentações: poemas declamados, teatro musical da barata verdadeira, personalizada pelas pedagogas da SME.

Foi bonito observar os olhos brilhantes das crianças maravilhadas com a graciosidade na apresentação das personagens incorporadas pela equipe DAP e com os poemas e cantoria do autor Eldvin Mendes.

Parabéns à equipe pela criatividade e disponibilidade em promover o gosto pela leitura de forma bastante encantadora e alegre!

Parabéns e nossa gratidão ao autor Eldvin Mendes pela disponibilidade e com sua presença incentivar os alunos para a leitura!