A ideia principal do projeto foi levar à comunidade a informação de que a prevenção ainda é o melhor caminho a ser seguido, são diversas formas para que cada um possa se cuidar e evitar enfermidades

Na tarde desta quarta-feira (30), a ALFA — Faculdade de Almenara, em parceria com a prefeitura de Almenara, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, realizou a Segunda Caminhada de Sensibilização contra o Câncer: Outubro Rosa (Prevenção do Câncer de Mama) e Novembro Azul (Prevenção do Câncer de Próstata).

A atividade envolveu acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Engenharia Civil e Direito, além da direção da Faculdade, na pessoa de Jocília Carvalho, que agradeceu as parcerias e destacou o empenho dos alunos. O cerimonial ficou sob a responsabilidade dos alunos, Carlos Eduardo Dias e Tônia Balieiro, do 3.º Período do curso de Direito.

Estiveram presentes, também, diversas entidades e palestras que reforçam o combate ao câncer, como a Dra. Ana Flávia Figueiredo Ribeiro, que falou sobre Envelhecimento Saudável da Mulher, e o Dr. Flávio Monteiro, que palestrou sobre Saúde do Homem.

Acadêmicos do Curso de Enfermagem realizaram orientações sobre o Câncer de Mama e Próstata, enquanto alunos dos Cursos de Engenharia Civil e Farmácia prestaram orientações sobre Câncer e promoveram a distribuição de amostras de Filtro solar, manipulados em laboratório da Faculdade pelos próprios acadêmicos, sob orientação da Professora Virgínia Torres.

O acadêmico Marcelo Machado, do Curso de Direito, explicou sobre os direitos das pessoas com neoplasia. Foi convidada para se manifestar a jovem Mariana Lacerda, aluna do curso de Pedagogia da ALFA, acometida recentemente por câncer de mama, a qual fez um depoimento emocionante, relatando sua luta e a vitória alcançada com a cura.

Para criar melhores condições, os acadêmicos dos quatro cursos envolvidos no projeto, disponibilizaram comidas nas barraquinhas montadas no local e distribuíram brindes aos participantes. Houve também uma aula de zumba, sendo momento de lazer bem sob o comando de Armanda Silva, enfatizando a importância das atividades físicas para os cuidados com a saúde. As crianças se divertiam com brinquedos ali instalados.

A ideia principal do Projeto foi levar à comunidade a informação de que a prevenção ainda é o melhor caminho a ser seguido, são diversas formas para que cada um possa se cuidar e evitar enfermidades.

A Faculdade está presente para contribuir com ações que enriquecem o conhecimento de todos e possibilitam mudança na vida de toda a população.