Iniciativa tem como objetivo combater o avanço da doença no município


Os alunos do curso de Enfermagem e Farmácia da Faculdade ALFA de Almenara participaram, nesta terça-feira (01º), de um treinamento ministrado pelo Sr. Mileno Gusmão, chefe do setor de vigilância em saúde. Este treinamento faz parte do Projeto de Estratégias Múltiplas de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, desenvolvido pela Faculdade em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo da capacitação é transformar os alunos em colaboradores nas ações de identificação dos focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito responsável pela disseminação do vírus da dengue, e de conscientização da população em relação aos cuidados com água parada, não deixando expostas vasilhas e recipientes que possam acumular água.

Diversas ações serão desenvolvidas, inclusive elaboração de fórmulas para repelentes de baixo custo, bem como cartilhas explicativas sobre o tema.
A intenção é levar para a comunidade o que os acadêmicos aprendem em sala e colaborar com os cuidados com a saúde desta cidade.

O combate à dengue é de fundamental importância, e a prevenção é um dos passos para se evitar que esta doença se espalhe. A população pode prevenir, não permitindo que vasilhas acumulem água, evitando o surgimento dos criadouros do mosquito.