Tema da conferência foi “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”

Na manhã desta quarta-feira (11), foi realizada, na sede da SEDESE – Regional de Almenara, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O tema da conferência foi “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”.

O evento teve início às 8h da manhã, com o credenciamento dos participantes, seguido de um coffee break. Às 9h, ocorreu a abertura oficial, com a composição da mesa, formada pelo prefeito Ademir Gobira, o presidente da Câmara de Vereadores, Romércio Gobira, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Francisca Teixeira Rocha, a Secretária Municipal de Assistência Social, Sônia Ferraz Cardoso e Novaes, a diretora da SEDESE – Regional Almenara, Samara Ferreira Costa, o coordenador do CREAS – Regional, Anderson Oliveira Lisboa e o palestrante do dia, professor Hélio Vinícius Valeriano Furtado.

Depois de composta a mesa, houve a execução do Hino Nacional e o pronunciamento das autoridades presentes. Em seguida, foram realizadas a leitura e votação do Regimento Interno, e os participantes assistiram a uma apresentação artística.

Às 10h, teve início a palestra, com o tema da conferência: “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”, com o professor Hélio Vinícius. Durante a palestra, foram discutidos os principais desafios da Assistência Social no Brasil, a grave crise econômica enfrentada em nosso país e como isso afeta os trabalhadores da Assistência Social no cumprimento de suas tarefas.

Às 11h, tiveram início as oficinas, que se dividiram em três eixos: os desafios para a consolidação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)  diante da grave crise financeira enfrentada pela União, Estados e municípios e o impacto das reformas trabalhista e previdenciária; a rede de proteção social do SUAS e sua relação com os órgãos de garantia de direito; e a democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário no SUAS.

Após discussão dos três eixos e das propostas apresentadas nas oficinas, teve início a eleição dos Delegados que irão representar Almenara na 12ª Conferência Regional de Assistência Social.