O dia 07 de setembro é o dia em que a República Federativa do Brasil comemora sua independência política de Portugal, ocorrida nessa data no ano de 1822.

A cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, reacendeu a sua chama com um grande e belo desfile em alusão ao Sete de Setembro envolvendo toda a população, que pode ir às ruas acompanhar os desfiles, restaurando seus sentimentos patrióticos e sua esperança de que melhores dias virão.

Depois de muitos anos esquecido, o desfile voltou de forma magnífica, deixando um sentimento de nostalgia por parte daqueles que já participaram dos grandes desfiles na cidade e, também, de celebração por parte da nova geração que encantou na avenida.

Com o tema “Água”, o evento contou com a participação de escolas, Polícia Militar, Bombeiros, Câmara Municipal de Vereadores, e diversas secretarias da Administração Municipal, que desfilaram cada um com um subtema relacionado à água, entre eles, a preservação, o cuidado e o combate ao desperdício deste bem tão precioso pela humanidade.

O tema proposto pela atual administração é de grande relevância e vai ao encontro do grande debate em torno da preservação do Meio Ambiente, em especial da água, fazendo-nos lembrar de que foi exatamente com a colonização portuguesa, quando Portugal começou a desmatar nossas riquezas naturais, que começa a surgir um grande problema ambiental em nosso país.

Com o grito de independência proclamado por Dom Pedro, em sete de setembro de 1822, o Brasil, em especial os brasileiros, passa a assumir um papel de protagonista da sua própria história, cabendo a cada um de reconstruirmos tudo aquilo que nos foi tirado, a começar pelas riquezas naturais.

Sendo assim, a administração pública da cidade de Almenara, mostra-se sensível à história, bem como os problemas atuais, o que possibilitou o grande sucesso deste desfile que pela grandeza com que foi realizado, ficará como um marco histórico de cidadania em resgatar valores essenciais para a população.

Pelas redes sociais, o prefeito de Almenara, Ademir Gobira falou da data: “Mais do que a independência ou liberdade política conquistada em 1822 ansiamos pela possibilidade de nos vermos livres de muitos outros males que assolam o nosso povo. Que sejamos livres do desemprego, das crises econômicas, do ódio, da falta de respeito mútuo”.