Cada agricultor receberá o valor de R$ 26.500,00 para investir em sua propriedade

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), em parceria com a prefeitura de Almenara e Secretaria de Agricultura, realizou na manhã desta sexta-feira, 30, a assinatura e entrega dos projetos do Pronaf A dos assentados da reforma agrária do assentamento Esperança Santa Rosa.

Um montante de R$ 185.500,00 onde cada agricultor receberá R$ 26.500,00 para a implantação do seu projeto produtivo com o acompanhamento das parceiras Emater, prefeitura e Secretaria de Agricultura. Mais um trabalho que se realiza em prol da agricultura familiar — sempre com o objetivo na melhoria da qualidade de vida e renda.

Sobre o Programa

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País.

Acesso ao Pronaf inicia-se na discussão da família sobre a necessidade do crédito, seja ele para o custeio da safra ou atividade agroindustrial, seja para o investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura de produção e serviços agropecuários, ou não agropecuários.

Após a decisão do que financiar, a família deve procurar a empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), como a Emater, para obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que será emitida segundo a renda anual e as atividades exploradas, direcionando o agricultor para as linhas específicas de crédito a que tem direito. Para os beneficiários da reforma agrária e do crédito fundiário, o agricultor deve procurar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou a Unidade Técnica Estadual (UTE).

O agricultor deve estar com o CPF regularizado e livre de dívidas. As condições de acesso ao Crédito Pronaf, formas de pagamento e taxas de juros correspondentes a cada linha são definidas, anualmente, a cada Plano Safra da Agricultura Familiar, divulgado entre os meses de junho e julho.

William Fróis
Gerente de Comunicação e Markerting