Em alguns casos, nunca houve nenhuma melhoria após construção

Precariedade: essa é a palavra que definia a situação das escolas do campo da cidade de Almenara. Em alguns casos, nunca houve nenhum reparo por parte das administrações anteriores. A situação já estava ficando insuportável por parte dos professores e alunos que não tinham as mínimas condições de uso do espaço.

Os casos mais graves se encontravam nas escolas da comunidade Sapata e na comunidade Capim Branco. Na comunidade Sapata, a Escola Municipal Sapata, segundo Tania Celes Rocha — diretora das escolas do campo, nunca passou por nenhuma melhoria desde a sua construção há mais de 20 anos. De igual modo, a Escola Municipal Ademir Amorim, na comunidade Capim Branco, havia mais de 18 anos que não passava por qualquer melhoria, afirma.

Para resolver essa grande lacuna, a atual administração vem se esforçando para que todas as escolas do campo sejam reformadas e que haja o mínimo de respeito com servidores e comunidades. Com isso, já é possível ver os resultados desta força tarefa montada para sanar esta situação.