Todos os casos registrados já foram medicados e não houve nenhum caso grave

Prefeitura de Almenara toma medida para combater possível virose na cidade

A cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, enfrenta uma possível virose que provoca diarreia e vômitos. Já foram registrados 114 casos e estima-se que tenha mais pessoas com esses sintomas.

A Secretaria Municipal de Saúde, assim que tomou conhecimento da situação, acionou o departamento de epidemiologia de modo a que fosse realizado um estudo mais aprofundado da situação. Amostras de água foram coletadas e enviadas à Gerência Regional de Saúde em Pedra Azul para análise de uma possível via de contaminação.

Outra suspeita é que a contaminação seja pelo ar, já que outras cidades, tanto de Minas Gerais quanto da Bahia, têm registrado casos semelhantes — o que descartaria a hipótese anterior.

Até que a situação seja esclarecida, servidores da Secretaria Municipal de Saúde estão acompanhando os casos já existentes e tomando medidas para prevenir novas contaminações. Uma vez que no verão, germes que transmitem viroses se proliferam com facilidade.

A orientação é que todos realizem a higienização dos alimentos de forma correta, lavem sempre as mãos antes das refeições e façam sempre uso de água filtrada (potável). Em caso de contaminação, beba bastante líquido e procure um PSF mais próximo.

William Fróis

Gerência de Comunicação e Markerting