Espaço vai fortalecer o convívio social e será de grande utilidade para ações populares

A prefeitura de Almenara, por meio do prefeito Ademir Gobira, dá início à construção de uma praça na Comunidade São José do Prata — Sacode, atendendo um antigo sonho por parte dos moradores. Por mais simples que possa ser uma praça, ela tem um papel muito importante na formação e confirmação da identidade de um povo.

Os principais benefícios

Além de se constituírem como um ponto referencial e de desruptura na cidade elas carregam diversas funções que podem auxiliar nossa organização social e redefinir papéis de importância. Separamos os cinco principais pontos de importância que as praças possuem na cidade.

1. Função social.

O benefício social se relaciona com as possibilidades que as praças oferecem à população. De um simples gramado sombreado as praças oferecem oportunidades para quem deseja relaxar, praticar uma atividade, planejar um encontro. Ela funciona como um local de interações e trocas de idéias, características básicas da vida urbana ao ar livre.

2. Criação estética

A criação estética advém do fato que uma praça pode adquirir diferentes tipologias. Uma praça jardim assume um sentido de contemplação do paisagismo em locais onde a circulação é priorizada, diferente de uma praça seca que assume a função de criar um local de encontro social com a presença de largos históricos. Ou seja, elas são capazes de criar essa diversificação da paisagem construída e participar do embelezamento da cidade.

3. Ação educativa

Por se constituírem de um espaço público as praças podem funcionar como um local propicio para atividades educativas. Tanto para ações governamentais em campanhas contra as drogas, a favor de um transito mais seguro, contra epidemias, etc, quanto para escolas que desejam realizar o desenvolvimento de atividades extra-classe e de programas de educação ambiental.

4. Extrema importância ecológica.

As praças de hoje em dia são as principais responsáveis pela presença de vegetação na cidade. As árvores, por suas características naturais, proporcionam muitas vantagens ao homem que vive na cidade, sob vários aspectos entre eles: o de gerar bem-estar psicológico, embelezar o espaço, proporcionar sombra e proteção, manter o solo permeável diminuindo a chance de enchentes, auxiliar na manutenção do clima evitando ilhas de calor, melhorar a qualidade do ar, aumentar a biodiversidade e funcionar como trampolins ecológicos.

5. Bem-estar psicológico

As praças ao fornecerem todos esses aspectos atuam em nossa formação como indivíduo. Além disso, já mencionamos como a vegetação é responsável por gerar a sensação de bem-estar nas pessoas. Quando estamos em contato com os elementos naturais dessas áreas, ao realizar atividades físicas em espaços abertos, nosso sistema nervoso fica mais relaxado, criando esse benefício de um local que funciona como ante estresse dentro dos estressantes centros urbanos.

UM NOVO TEMPO. UMA NOVA HISTÓRIA

William Fróis