Evento marca uma nova fase da atual gestão que, com apoio da Secretaria de Esportes, fará um melhor evento já realizado na cidade

A cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, recebe, após 6 anos, a 17.ª edição dos Jogos Estudantis do Médio e Baixo Jequitinhonha — JEMBAJ com a participação de 15 cidades do Vale do Jequitinhonha. A abertura oficial aconteceu na noite dessa quarta-feira, 14, e contou com a presença, entre outras, do vice-prefeito, Hamilton Magno; o presidente da Câmara Municipal de Almenara, Romércio Gobira; do comandante do 44.º Batalhão de Polícia Militar, Major Walter Aparecido; Juscélio Santos, chefe da guarnição de Bombeiros Civil de Almenara; da gerente do Sesc AlmenaraEngicley Lopes e Selma Antunes, presidente da UNESPO.

Para o secretário de Esportes, Marcos Danilo Ramos, esta é mais uma oportunidade de consolidar o trabalho esportivo em Almenara, sobre tudo na participação das escolas na formação do caráter dos atletas. “Este trabalho de base é fundamental para que no futuro tenhamos jovens representando nossa região em grandes competições. Já são vinde anos de agenda com o JEMBAJ e, este evento, é prioridade em Almenara” disse.

JEMBAJ é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Vale do Jequitinhonha de forma educativa e democrática. É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. Visa o aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.

Por abranger diversas localidades da nossa região, o JEMBAJ atua como canal de integração, sociabilidade e aprendizado dos alunos-atletas envolvidos nos Jogos. Por intermédio do desporto escolar, auxilia na formação de cidadãos mais críticos e conscientes, estimulando o pleno exercício da cidadania.
Nesse sentido, o objetivo é instrumentalizar as escolas, por diretores, orientadores pedagógicos, professores, técnicos e pais de alunos para a execução do Programa com responsabilidade social e competência técnica.

Segundo o vereador Romércio Gobira, “o JEMBAJ é dos eventos esportivos mais importantes do Vale do Jequitinhonha e continuará merecendo, sempre, apoio do Legislativo almenarense.”

Boas vindas do prefeito:

“É uma honra receber e sediar em nosso município mais uma edição do JEMBAJ. Neste encontro dos municípios do Vale do Jequitinhonha contamos com a participação de 15 cidades e mais de 1000 (mil) pessoas envolvidas entre professores, atletas, dirigentes, secretários, reunidos em Almenara. O esporte tem significado especial em nosso município com total compromisso por parte do Executivo e da nossa Secretaria de Esporte, por entendermos a prática esportiva, além de salutar, como uma forma de interação entre os jovens, como meio de exercitar o trabalho em equipe e sobretudo como instrumento na formação do caráter, lindando com as derrotas e vitórias como meio de amadurecimento para a vida. A todos os participantes e a todas as delegações, as nossas boas-vindas. Almenara é a nossa casa, e a casa de todos vocês nesse momento de confraternização pelo esporte. Que vençam a garra, a dedicação, o espírito de coletividade e o sentimento esportivo que existe dentro de cada atleta. Parabéns a todos que contribuíram para a realização deste evento. Sintam-se acolhidos carinhosamente em nossa cidade” prefeito Ademir Gobira.

Durante os jogos, uma equipe do Rede em Ação do Natal Solidário estará recolhendo donativos para a campanha que já é um sucesso na cidade. Portanto, pratique esporte e a solidariedade em um só lugar: leve um quilo de alimento de casa e ajude esta rede. Mesmo que a entrada ao evento é gratuita, mas não custa ajudar quem mais precisa. Haverá, para aqueles que quiserem, pessoas vendendo os alimentos na porta para serem doados.

Vamos juntos!

William Fróis