“É um orgulho para mim, receber em Almenara este grande encontro que valoriza nossa cultura, nossa gente e nossas raízes. Nossa história e nossos valores culturais devem e serão valorizados” disse o prefeito Ademir Gobira.

O Sesc, integrado ao Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac esteve em Almenara, na noite desta quinta-feira, 25 de outubro, realizando o Sesc nas Festas Populares. A iniciativa teve o objetivo de realizar encontros das manifestações da cultura popular com um recorte nas diversidades culturais locais e a sua importância.  A ideia é preservar e a valorizar as manifestações tradicionais dos municípios de Minas Gerais. O prefeito Ademir Gobira, por meio do departamento de cultura, foi o grande apoiador deste importante encontro.

A programação contemplou grupos folclóricos de Almenara e região como a Associação cultural Senhor Santos Reis - Maria do Bode, Associação de Capoeira Arte e Mandinga, Banda Musical Hidelbrando Santana, Folia de Reis do Coquis, Vozes do Jequitinhonha, As Negas de Heraldo, Boi Duro, além de contação de história com o grupo Sorriso Cênico e todas as religiões Afro-Brasileiras.

O Sesc dá acesso à convivência criativa, assim como aos profissionais que mantém viva a cultura: artistas, produtores, agentes culturais e outros. A ação está voltada para a transformação social por meio do desenvolvimento, da difusão das artes, da produção artística, respeitando a dinâmica dos processos simbólicos e fomentando a tradição, a pesquisa, a criação, a preservação, a experimentação e a diversidade de expressões.

Nesse sentido, o Sesc e a prefeitura de Almenara, que compreende que a cultura vai muito além das expressões artísticas, atuando e interferindo em todo e qualquer contexto humano, procura estimular, com essa iniciativa, o encontro das pessoas com importantes manifestações populares e tradicionais do nosso folclore. Além disso, democratiza o acesso, diversifica e fomenta as diferentes linguagens artísticas de Minas Gerais. Isso faz parte da missão do Sesc, reforçar a ideia de formação de públicos nos mais variados estilos.

Prefeitura de Almenara

William Fróis