Esta é a segunda vez que o governador vem à cidade este ano

Almenara recebe o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel

A prefeitura de Almenara tem o prazer de convidá-lo para a visita do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, que presidirá o circuito da nova fase Fóruns Regionais de Governo, nesta quinta-feira (27/7), no prédio da Escola Estadual Tancredo Neves de 8h às 17h, com ações para gestores públicos, comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas, agricultores familiares e moradores dos 35 municípios do território Médio e Baixo Jequitinhonha.

O espaço da escola vai abrigar estandes com 150 ações dos mais de 40 órgãos estaduais, que vão prestar contas das políticas públicas executadas no território, esclarecer dúvidas e disponibilizar serviços. Paralelamente, serão realizados debates, oficinas, palestras, exposição do artesanato local, feiras da agricultura familiar e economia popular solidária.

O debate público sobre o acerto de contas entre Minas e a União, com a participação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), está programado para a parte da manhã. O tema se refere às perdas de Minas Gerais com a Lei Kandir, que desonerou do ICMS os produtos exportados pelos estados.

Estima-se que Minas Gerais deixou de arrecadar cerca de R$ 135 bilhões. Desse montante, os municípios teriam direito a aproximadamente R$ 33 bilhões, ou seja, 25% do total.

Alguns serviços que serão prestados à comunidade:

• A Polícia Civil vai emitir carteira de identidade, atestado de antecedentes e fazer registro de ocorrências. A pessoa que quiser tirar a carteira de identidade precisa levar duas fotos 3x4 e certidão original de nascimento ou casamento.
  • Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MG) vai disponibilizar consulta ao licenciamento de 2017, requerimento de certidão negativa de propriedade do veículo, alteração de endereço, consulta sobre a situação do veículo, multa, pontuação na carteira, solicitação de CNH, entre outros. Já a base móvel comunitária da Polícia Militar vai distribuir dicas de segurança e receber registro de ocorrências, denúncia e sugestão de policiamento.
  • Durante a programação, a Cemig vai distribuir lâmpadas para quem apresentar a última conta de luz paga, limitada a duas lâmpadas por consumidor. A entrega das lâmpadas será a partir do meio-dia.
  • A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) vai colocar à disposição  dos empreendedores e gestores públicos do setor turístico os serviços e programas direcionados ao segmento, como: o sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (Cadastur); e o “Minas Recebe”, projeto que oferece capacitação, assim como oportunidades de divulgação e participação em feiras.

Ademir Gobira, prefeito da cidade, acredita que a vinda do governador é uma ótima oportunidade para buscar recursos junto ao Estado. Prefeito entende que a participação popular é uma das melhores ferramentas para se construir um Novo Tempo e Uma Nova História em Almenara. Para tanto, conta com a participação de toda a comunidade.

Baixe aqui programação completa: baixar