Evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal da cidade de Almenara

Na manhã desta quinta-feira (20) cerca de 200 pessoas, entre gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) participaram da XI Conferência Municipal de Assistência Social de Almenara. O evento, que aconteceu no Auditório da Câmara Municipal da cidade, no Centro, teve como palestrante principal a ex-diretora da SEDESE-Regional, pós-graduada em Gestão Social e ex-secretária de Assistência Social do Município de Almenara, senhora Marinice Paiva Teixeira Amorim. O tema abordado foi a “Garantia de Direitos e Fortalecimento do SUAS”.

Dando abertura à Conferência, a secretaria de Assistência Social do município, Sônia Novais, foi muito incisiva em defender os direitos femininos e afirmou a sua constante luta pela igualdade entre os gêneros. A conferência é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social. Os participantes foram divididos em quatro grupos e trabalharam quatro eixos temáticos propostos: eixo 1 - a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; eixo 2 - gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; eixo 3 - acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; eixo 4 - a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Nesses grupos foram discutidas propostas para a melhoria e fortalecimento do SUAS no município, que serão encaminhadas a Conferência Estadual de Assistência Social de Santa Catarina, mas ainda não tem data e local definido. Devem participar deste evento, os quatro delegados eleitos na etapa municipal, sendo que dois deles representam o governo e dois a sociedade civil. Prefeito de Almenara, Ademir Gobira, parabenizou a organização do evento e falou da importância dos debates em busca de condições iguais na sociedade. Disse ainda que apoia todos os movimentos que buscam condições iguais para as mulheres.