Evento contou com a presença de José Francisco de Almeida Pacheco - mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

A Secretaria Municipal de Educação de Almenara, juntamente com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, promoveu nesta quinta-feira, 08, o Primeiro Encontro Educacional com o tema: “Construindo Pontes Para Uma Educação Humanizada no Vale do Jequitinhonha”.

O evento que teve como principal objetivo: "Estabelecer parcerias com o foco na aprendizagem, desenvolvendo inovações que se adeque à educação no município de Almenara", foi prestigiado pelo  representante da reitoria do INFMG, Professor Wallas Siqueira Jardim; Joan Brasilio Lima, diretor geral do IFNMG; o presidente do Conselho Municipal de Educação, Leonardo Palhares; Juliane Vieira Oliveira Meireles, superintendente da secretaria regional de Educação de Almenara; o promotor de Justiça, Igor Citeli Fajardo Castro; Júlio Cesar dos Santos, tenente-coronel do 44º Batalhão de Policia Militar de Almenara; o diretor geral IFNMG - Campus Diamantina, Professor Júlio Jaber; diretor  de ensino dos Campus de Montes Claros, Professora Luciana Gusmão; de Diamantina, professora Dayse Santos; de Salinas, professora Wânia Silvinha Oliveira; de Januaria, professora Ivy Monteiro; Tânia Mares, professora do INFMG; vereadores, Marcos Vinicius, Mister Euller; secretário de Administração, Joel Jardim Nunes e o palestrante da noite, José Francisco de Almeida Pacheco - mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto .

A secretária de Educação, Zeneide Gonçalves, agradeceu ao presidente do Conselho Municipal de Educação, Leonardo Palhares, pela firme parceria formada deste o início do ano letivo e estendeu os agradecimentos a todos os funcionários da secretaria de Educação pelo grande empenho nestes primeiros meses de trabalho. Lembrou-se da importância das parceiras entre as secretarias municipais no processo de desenvolvimento do município.  “Se as secretarias trabalharem isoladas, muitos projetos podem morrer no meio do caminho” disse a secretária. Para Zeneide, o Primeiro Encontro Educacional é sem dúvida o começo de novos tempos na educação municipal, tendo em vista as dificuldades que se encontra o processo de ensino/aprendizagem, o que torna necessário as mudanças para recuperar a humanidade das crianças e adolescentes que é roubada em outros tempos e espaços.

O prefeito de Almenara, Ademir Gobira, a despeito das dificuldades, desafiou aos professores a avançar cada vez mais em direção ao progresso educacional. Disse ainda que respeito e diálogo devem ser sempre as pontes entre secretaria de Educação e Executivo, para que juntos tirem a cidade dos indicadores que se encontra. Prefeito disse que não é prefeito apenas de um grupo isolado que busca vantagens egoístas, mas que olha sempre para o todo. Que todos sempre serão atendidos em busca do bem comum. Ademir afirmou que a verdade e a transparência são e sempre será uma marca de seu governo. “A vinda do professor José Pacheco a Almenara mostra o quanto queremos avançar em busca de uma educação com respeito, com ambiente familiar, capaz de resolver um monte de problemas a serem resolvidos” disse.  Não negou que há muito a se fazer. Mas afirmou que a principal mudança começa em cada um de nós, quando determinamos que uma educação de qualidade seja o querer fazer do professor. Finalizando, o prefeito disse que Almenara viverá Um Novo Tempo, Uma Nova História.

O público presente pode presenciar a participação dos alunos da Escola Municipal Antônio Gil com a interpretação da música “O Rio e o Vale” de Luciano Camargo, e a brilhante palestra do mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, José Pacheco. Com o tema: Construindo Pontes Para a Educação Humanizada no Vale do Jequitinhonha, professor deixou clara a importância de quebra de paradigmas para se alcançar novos tempos educacionais.  Ao final da palestra, Ademir Gobira e Zeneide Gonçalves entregaram a Pacheco uma cesta de artesanato com guloseimas da cultura almenarense como forma de agradecimento pela diferenciada explanação.