Com isso o município receberá cerca de R$ 247 mil reais para a compra de alimentos da agricultura familiar possibilitando a aquisição dos produtos e levando qualidade na alimentação de famílias em situação de insegurança alimentar.

O prefeito de Almenara, Ademir Gobira, participou nesta segunda-feira (05), em Belo Horizonte, da cerimônia oficial de assinatura do Termo de Cooperação Técnica para participar do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Termo de Adesão Estadual. Com investimentos de R$ 5,2 milhões, a ação irá beneficiar 800 agricultores familiares da região do semiárido mineiro. Só para a cidade de Almenara serão destinados cerca de R$ 247 mil reais para a compra de alimentos da agricultura familiar, por meio das entidades sócio assistenciais e dos bancos de alimentos.

Além de promover o acesso à alimentação adequada às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional, o PAA garante a inclusão econômica e social dos agricultores familiares, por meio do fomento à produção sustentável e da comercialização, fortalecendo o segmento.

O evento promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e da Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa) contempla municípios que atendem aos seguintes critérios:

- municípios localizados no Semiárido mineiro;
- municípios que tiveram a publicação da adesão nos anos anteriores, mas não receberam recurso (Portaria do Plano Operacional);
- municípios que participam do Programa Brasil sem Miséria;
- municípios assistidos pela Emater-MG (convênio vigente com a Emater).

O Estado auxilia os municípios desde o cadastro do termo de adesão no sistema até a realização de visita técnica in loco, durante a execução do plano operacional, em parceria com a Emater-MG.

Para o prefeito Ademir Gobira esta conquista irá fortalecer a Agricultura Familiar, possibilitando a aquisição dos produtos e levando qualidade na alimentação de famílias em situação de insegurança alimentar. “Esse é o caminho que a gestão 2017/2020 escolheu para trilhar - construir um Novo Tempo e Uma Nova História” disse o prefeito.

SAIBA +