O Minas Esportiva/JEMG constitui uma ação do Governo de Minas Gerais, realizado por meio das Secretarias de Estado de Esportes e de Educação. A execução da competição é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

No período de 22 a 27 de maio, 37 escolas, representando dezoito municípios da região, participaram dos Jogos Escolares nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez, na cidade de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha.

A cidade de Almenara, que teve quatro escolas classificadas na fase municipal, com o apoio da Prefeitura, da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, da Secretaria de Educação, dos vereadores Romércio Gobira, Mister Euller, Marcos Vinicius (Toco), professores e Amigos da Escola, enviaram cerca de 80 alunos para as competições.

Os municípios participantes da etapa microrregional em Pedra Azul são: Águas Vermelhas, Almenara, Bandeira, Cachoeira do Pajeú, Curral de Dentro, Divisa Alegre, Divisópolis, Felisburgo, Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Mata Verde, Pedra Azul, Rubim, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto, Santo Antônio Jacinto.

O Minas Esportiva/Jogos Escolares de Minas Gerais - JEMG é o maior e o mais importante programa esportivo-social do Estado.  Participam do JEMG alunos-atletas do ensino fundamental e médio dos 853 municípios mineiros. As modalidades disponíveis no JEMG/2017 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, flag football, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, parabadminton, peteca, rugby, skate, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. As modalidades de flag football, parabadminton, rugby e skate acontecem em caráter de demonstração.