Varias cidades enviaram representantes

O prefeito Ademir Gobira, acompanhado do Deputado Estadual - Dr. Gean Freire, participa nesta sexta-feira, 03, do Plano de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha, que acontece na Faculdade Alfa, em Almeanra. O encontro que reúne lideres políticos, representantes da sociedade civil e do poder público de todas as regiões do Jequitinhonha teve inicio as 9hs e irá até as 17hs.

O Plano de desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, que por meio da Secretaria de Planejamento (Seplag), promove diversos momentos de diálogo com a população para construir planos de promoção do desenvolvimento de todas as regiões do estado. Os fóruns têm como o intuito de identificar e eleger prioridades para cada localidade. Como desdobramento desses Fóruns, foi identificada a necessidade de um planejamento mais detalhado e específico para cada território mineiro – dentre eles, o Vale do Jequitinhonha.

Para construir esse planejamento, a Fundação João Pinheiro (FJP) e a CEMIG-MG se juntaram para a realização do projeto “Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha (PDVJ)”. O Plano tem como foco definir alternativas de desenvolvimento sustentável, inclusivo e sócio ambientalmente justo para os próximos dez anos nos territórios do Alto e do Médio/Baixo Jequitinhonha.

Esse Plano de Desenvolvimento está sendo elaborado a partir de demandas que já foram levantadas nos Fóruns Regionais, somadas ao estudo dos planos para a região já realizados anteriormente e aos levantamentos da situação atual dos municípios com relação às seguintes áreas:

Desenvolvimento produtivo e meio ambiente;

Educação e cultura;

Saúde e proteção social;

Segurança pública;

Cidades, infraestrutura e logística.

Para garantir a participação social e o engajamento das comunidades envolvidas, o processo de construção do Plano de Desenvolvimento terá ainda Oficinas de Pactuação, que serão presenciais. As oficinas contarão com a presença de, pelo menos, sete representantes da sociedade civil e do poder público de cada uma das 59 cidades do Vale do Jequitinhonha. Elas serão realizadas até do dia 16 de fevereiro, distribuídos entre as seis microrregiões do Vale (Almenara, Araçuaí, Capelinha, Diamantina, Itaobim e Pedra Azul).

A população também será envolvida por meio da campanha #valeparticipar, que busca ampliar a participação popular no Plano. A campanha é promovida em parceria com a Rede de Comunicadores do Vale e com a Associação Imagem Comunitária (AIC).