Durante reunião prefeito apontou algumas das necessidades do município

Prefeito Ademir Gobira busca melhorias para os trabalhadores rurais

Prefeito Ademir Gobira, participou na manhã desta terça-feira (31), em Almenara, de importante reunião na sede da Nova AMBAJ, com Lucimara Guimarães Miranda, gerente regional da Emater - Almenara, Joselaine Ferreira, coordenadora técnica - Almenara, Luzine Dias, extensionista agropecuária - Almenara, Mateus Queiroz, extensionista agropecuário – Bandeira, Dajas Murta, extensionista agropecuária – Itaobim, João Batista, Secretário Municipal de Agricultura de Itaobim, Vanda Miranda, Secretária Municipal de Agricultura de Almenara, e o prefeito e presidente da Nova AMBAJ, Antônio Rodrigues. Reunião teve como objetivo, pontuar as principais necessidades dos trabalhadores rurais, para que, posteriormente, um Termo de Parceria Técnico seja firmado entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e os municípios do Jequitinhonha.

Durante o encontro, foi apontada a necessidade de construção de Bacias de Captação de Água Pluvial, tendo em vista as longas estiagem na região; instalações de Fossas Biodegradáveis, evitando a contaminação do lençol freático e, conseguintemente, comprometendo o abastecimento; implantação do programa Integração Lavoura/Pecuária, visando promover a recuperação de áreas de pastagens degradadas, agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, como os de grãos, fibras, carne, leite e agro-energia e a construção de Mini Estufas para produção de folhas e produção de mudas de hortaliças.

Caberá cada município cumprir os requisitos necessários para a concretização do termo, além de participar com a contrapartida em cada ação. Ficará sobre o encargo da Nova AMBAJ a intermediação entre as prefeituras e a Embrapa. O termo será assinado no dia 21 de fevereiro, na cidade de Itaobim, durante um seminário técnico.