VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA SILVESTRE SEGUE EM RITMO ACELERADO NA ZONA RURAL

Todas as comunidades rurais já estão sendo atendidas

31 de Jan de 2017

A Febre Amarela Silvestre, como o nome já diz, tem seu principal foco nas comunidades rurais, principalmente em áreas florestais. Não há casos registrados em zona urbana. A cidade de Almenara está fora da área de risco.  No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Almenara intensificou as rotinas de vacinação nas comunidades rurais, áreas onde estão os transmissores da Febre Amarela Silvestre - o mosquito Haemagogus e Sabethe conforme mostram as imagens.

Devido ao alarde espalhado pelas mídias, triplicou a procura pela vacinação na cidade, fato que tem causado demora no atendimento, tendo em vista que as unidades de saúde atendem outras demandas, e, em alguns casos, mais urgentes que a vacinação, já que o município não está na área de risco. Outro fator que leva a demora, é que cada vacina deve ser ministrada seguida de um registro no sistema (SI-PNI ), conforme recomendações da Secretaria de Estado.

Hoje, cada unidade de saúde tem disponibilizado cerca de 300 doses diárias para a população almenarense. E a previsão é que Secretaria de Estado de Saúde disponibilize mais 30% de doses, em relação ao numero de habitantes da cidade. Ao todo já foram humanizadas cerca de 13.200 mil pessoas no município. E um bloqueio regional já foi feito, levando a crer que nenhum caso será registrado na cidade.  

O secretario municipal de saúde, Leandro Brito de Andrade, pede para que a população mantenha calma e diz que todos serão, na medida do possível, vacinados. Todos os postos de saúde estão seguindo as recomendações da secretária de estado. E tudo está sendo feito para que a cidade não tenha nenhum registro de Febre Amarela Silvestre.

Vejam o cronograma. Não percam a data. 

SAIBA +