O evento fortalece os grupos de comunicadores espalhados em cada cidade do Jequitinhonha

O 6° Encontro de Jovens Comunicadores do Vale do Jequitinhonha, realizado na cidade de Cachoeira de Pajéu, nos dias 27 a 29 de janeiro, teve a participação do Secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo de Almenara, Marcos Danilo, Alba Dutra, Chefe de Departamento de Cultura, Cida Almeida e Adriana, ambas servidoras municipais . Durante evento foram discutidos os seguintes temas: As Práticas e Políticas Públicas de Comunicação, o Acesso Público às Mídias e seu Potencial de Transformação Social.

As discussões foram guiadas pelas temáticas: Comunicação, Memória e Transformação Social. A programação contou com seção sobre a memória da comunicação no Vale do Jequitinhonha, em que representantes de Pedra Azul, Itinga, Jequitinhonha, Rubim, Itaobim, Araçuaí e Cachoeira do Pajeú apresentaram relatos sobre a produção das diversas mídias em seus municípios.

O encontro teve ainda dez oficinas de formação em comunicação: Mídia Tática; Cobertura Midiática; Fotografia; Grafite; Edição e Produção Audiovisual; Cineclubismo e Educação; Design Gráfico; Locução e Técnica Vocal; Redes Sociais: Design e Conteúdo; Mobilização Social com criação de Lambe-Lambe (fotógrafo ambulante que fica postado em praças e jardins públicos).

A prefeitura de Almenara, através do Secretário de Esporte, Marcos Danilo, fechou parceria fundamental para inclusão de Almenara no cronograma dos encontros. Possivelmente a cidade sediará o evento em 2020. Tempo suficiente para resgatar o movimento dos Jovens Comunicadores de Almenara onde foi iniciado sobre a coordenação do professor e atual secretário de esporte, na E.E. Joel Mares, com apoio da ONG Oficina de Imagens, através do projeto pioneiro em Minas Gerais chamado Tv Joel.

No último dia do evento, em uma mesa-redonda que reuniu Tadeu Martins, um dos fundadores do Jornal Geraes, e Duda Ramos, produtora da Rádio Inconfidência, a abordagem foi - Comunicação e Transformação Social.