JEMBAJ volta a ser realidade em Almenara após seis anos

Evento marca uma nova fase da atual gestão que, com apoio da Secretaria de Esportes, fará um melhor evento já realizado na cidade

16 de Nov de 2018

A cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, recebe, após 6 anos, a 17.ª edição dos Jogos Estudantis do Médio e Baixo Jequitinhonha — JEMBAJ com a participação de 15 cidades do Vale do Jequitinhonha. A abertura oficial aconteceu na noite dessa quarta-feira, 14, e contou com a presença, entre outras, do vice-prefeito, Hamilton Magno; o presidente da Câmara Municipal de Almenara, Romércio Gobira; do comandante do 44.º Batalhão de Polícia Militar, Major Walter Aparecido; Juscélio Santos, chefe da guarnição de Bombeiros Civil de Almenara; da gerente do Sesc AlmenaraEngicley Lopes e Selma Antunes, presidente da UNESPO.

Para o secretário de Esportes, Marcos Danilo Ramos, esta é mais uma oportunidade de consolidar o trabalho esportivo em Almenara, sobre tudo na participação das escolas na formação do caráter dos atletas. “Este trabalho de base é fundamental para que no futuro tenhamos jovens representando nossa região em grandes competições. Já são vinde anos de agenda com o JEMBAJ e, este evento, é prioridade em Almenara” disse.

JEMBAJ é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Vale do Jequitinhonha de forma educativa e democrática. É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. Visa o aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.

Por abranger diversas localidades da nossa região, o JEMBAJ atua como canal de integração, sociabilidade e aprendizado dos alunos-atletas envolvidos nos Jogos. Por intermédio do desporto escolar, auxilia na formação de cidadãos mais críticos e conscientes, estimulando o pleno exercício da cidadania.
Nesse sentido, o objetivo é instrumentalizar as escolas, por diretores, orientadores pedagógicos, professores, técnicos e pais de alunos para a execução do Programa com responsabilidade social e competência técnica.

Segundo o vereador Romércio Gobira, “o JEMBAJ é dos eventos esportivos mais importantes do Vale do Jequitinhonha e continuará merecendo, sempre, apoio do Legislativo almenarense.”

Boas vindas do prefeito:

“É uma honra receber e sediar em nosso município mais uma edição do JEMBAJ. Neste encontro dos municípios do Vale do Jequitinhonha contamos com a participação de 15 cidades e mais de 1000 (mil) pessoas envolvidas entre professores, atletas, dirigentes, secretários, reunidos em Almenara. O esporte tem significado especial em nosso município com total compromisso por parte do Executivo e da nossa Secretaria de Esporte, por entendermos a prática esportiva, além de salutar, como uma forma de interação entre os jovens, como meio de exercitar o trabalho em equipe e sobretudo como instrumento na formação do caráter, lindando com as derrotas e vitórias como meio de amadurecimento para a vida. A todos os participantes e a todas as delegações, as nossas boas-vindas. Almenara é a nossa casa, e a casa de todos vocês nesse momento de confraternização pelo esporte. Que vençam a garra, a dedicação, o espírito de coletividade e o sentimento esportivo que existe dentro de cada atleta. Parabéns a todos que contribuíram para a realização deste evento. Sintam-se acolhidos carinhosamente em nossa cidade” prefeito Ademir Gobira.

Durante os jogos, uma equipe do Rede em Ação do Natal Solidário estará recolhendo donativos para a campanha que já é um sucesso na cidade. Portanto, pratique esporte e a solidariedade em um só lugar: leve um quilo de alimento de casa e ajude esta rede. Mesmo que a entrada ao evento é gratuita, mas não custa ajudar quem mais precisa. Haverá, para aqueles que quiserem, pessoas vendendo os alimentos na porta para serem doados.

Vamos juntos!

William Fróis