Evento gratuito busca a valorização dos produtores locais junto às prefeituras

O Sebrae Minas promoveu no dia 6 de março, na Câmara Municipal de Almenara, o seminário “Caminhos para o melhor uso do poder de compras locais”. O evento foi direcionado a gestores e secretários municipais, sindicatos rurais, associações e demais instituições ligadas ao tema.

Seminário teve como objetivo debater a criação de cooperativas de comercialização da agricultura familiar, e apresentar alternativas para a implementação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal). Desta forma busca a garantia de melhores condições de comercialização e assegurar a qualidade dos produtos da agricultura familiar, fiscalizada pelo SIM.

A iniciativa é promovida em parceria com a Emater, Nova Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Jequitinhonha (Ambaj) e prefeituras de Almenara, Bandeira, Jequitinhonha e Rubim.
“Esta é uma oportunidade para que o poder público e associações discutam e elaborem alternativas para o crescimento e melhoria das compras locais, e busquem uma maior valorização dos produtos alimentícios produzidos por meio da agricultura familiar”, destaca o analista do Sebrae Minas Humberto Rodrigues.

Sequência

O encontro em Almenara faz parte do programa de compras governamentais que vem sendo desenvolvido deste outubro de 2017 no próprio município, e também em Bandeira, Jequitinhonha e Rubim. A ação desenvolve melhorias para aumento da oferta e demanda dos produtos alimentícios produzidos pela agricultura familiar regional.

Prefeito Ademir Gobira

O prefeito Ademir Gobira, que esteve presente durante as palestras, reafirmou sem compromisso com a Agricultura Familiar e se mostrou muito empolgado com os resultados que pretendem atingir com base nas temáticas do evento. “Este é um compromisso pessoal que tenho assumido com os nossos agricultores desde antes de ser eleito prefeito. Acredito no potencial da nossa gente e quero ser o braço direito da nossa Agricultura Familiar na região de Almenara” disse o prefeito.