Evento foi realizado pela Sala Mineira do Empreendedor com o apoio do SEBRAE/MG

A prefeitura de Almenara, através da Sala Mineira do Empreendedor, tendo o apoio do SEBRAE-MG, promoveu nos dias 09 e 10 de novembro, no auditório da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – SEDESE a capacitação, através do programa "O Poder de Compra Como Fator de Desenvolvimento Econômico Local" de entes públicos sobre o desenvolvimento econômico local e suas compras. Uma vez capacitados, estes agentes estarão aptos e estimulados a potencializarem as aquisições locais dos pequenos negócios.

O programa consiste em consultoria coletiva presencial e a distância, onde abordará a legislação que obriga a adequação dos editais de acordo com a LC 123/06 e suas posteriores alterações, compra de no mínimo 30% dos recursos federais repassados e destinados à aquisição de gêneros alimentícios a serem consumidos em Escolas Públicas seja empregado na compra de produtos advindos de pequenos negócios rurais. O programa abordará também os procedimentos que os agentes públicos e profissionais que trabalham com aquisição de bens e serviços devem adotar para que as compras governamentais sejam fator determinante no desenvolvimento local e regional. Isso se deve ao grande impacto que as aquisições públicas geram sobre a economia do território, estimulando o comércio e a prestação de serviços.

Quatro cidades estiveram representadas durante o treinamento. A cidade de Almenara foi representada pelo prefeito Ademir Gobira, Ernivanda Miranda (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), Leandro Brito (Secretaria de Saúde), Juracy Botelho (Secretaria de Obras), Atila Caires (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), Irma Mares (Chefe de Gabinete) e Maria de Fátima dos Santos (Agente de Desenvolvimento Municipal). A cidade de Jequitinhonha foi representada por Lucimeira Pinheiro Andrade (Agente de Desenvolvimento); cidade de Bandeira por Sidnei Alves dos Santos (Agente de Desenvolvimento), Hermes Jorge de Oliveira (Secretário de Administração) representou a cidade de Rubim. As palestras foram ministradas por Fátima Moreira da Silva (Consultora Credenciada em Políticas Públicas – SEBRAE/MG), Jeferson Batalha ( Analista Regional nos Vales do Jequitnhonha e Mucuri) e Ana Carolina ( Representante do SEBRAE/MG de Almenara).