A ponte de Almenara após passar pela reforma suporta mais que o dobro de peso que anteriormente

O governador Fernando Pimentel esteve, nesta segunda-feira (25/09), em Almenara, juntamente com o deputado estadual Dr. Jean Freire e o prefeito Ademir Gobira, para a entrega oficial das obras de recuperação e reforço estrutural da Ponte Caio Olindo de Miranda. As melhorias demandaram investimento de R$ 7,3 milhões por parte do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DEER-MG).

As intervenções ao longo de toda a ponte, construída sobre o Rio Jequitinhonha, trazem mais segurança aos moradores que utilizam o local. A estrutura está localizada próximo à entrada da cidade, e faz a ligação de bairros periféricos ao centro de Almenara, registrando, assim, um fluxo intenso de carros e pedestres. Diante da importância da ponte para a comunidade local, a conclusão dos trabalhos era aguardado com expectativa.

As obras foram necessárias depois que, em janeiro de 2015, um acidente envolvendo duas carretas, com carga acima da capacidade permitida, causou danos na ponte. Com investimentos, os pilares foram reforçados e a estrutura ganhou mais robustez. A capacidade da ponte sobre o rio Jequitinhonha foi de 24 toneladas para 45 toneladas. Ela é estratégica para mobilidade da população e para o transporte de mercadorias, pois é saída para várias cidades e faz conexão com a BR-367 e a BR-116 (Rio/Bahia). O volume de tráfego é de 700 veículos/dia, em média. Um grande número de pessoas esteve no local para presenciar o evento de reinauguração da ponte.