Serão sete dias com uma extensa programação em vários pontos da cidade

A prefeitura de Almenara, juntamente com a Associação de Artesãos de Almenara - AARTA - promovem entre os dias 11 e 17 a Primeira Feira de Artesanato de Almenara. Serão sete dias de evento com programações espalhadas em diversos pontos da cidade.

A abertura oficial se deu nesta quinta-feira, 14, no antigo prédio do Tênis Clube, onde, hoje, funciona a MONSA. O prefeito de Almenara, Ademir Gobira, deu abertura ao evento falando da importância do artesanato como fonte de riqueza econômica e cultural da cidade de Almenara e do Vale do Jequitinhonha. Prefeito agradeceu ao deputado estadual Dr. Jean Freire por ter-se empenhado em tornar esta feira uma realidade. “Tenho, como nunca feito nesta cidade, valorizado à cultura e o artesanato. Creio que é possível tornar nosso artesanato em uma referência mundial” disse o prefeito. Logo em seguida a artesã, Dona Adelícia Amorim, foi homenageada pelo prefeito recebendo uma placa em nome de todos os artesãos.
A programação segue até o dia 17 – domingo - com amostra de artesanato da Praça Hélio Rocha Guimarães, onde foi montada uma enorme tenda com peças artesanais para o comércio e apreciação dos visitantes.

Importância do Artesanato na vida pessoal.

O artesanato é recomendado, principalmente para a geração sênior, pois sua prática estimula a criatividade, fazendo assim que a pessoa exponha suas ideias e aptidões, o que ajuda no exercício da mente. Outras pesquisas como a da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mostram que pessoas que realizam diariamente tarefas simples como, corte, costura, tricô, trabalhos em maneira e colagem tem sete vezes menos chances de apresentarem demência do que aquelas pessoas que não praticam atividade alguma.

Segundo estudos, o desenho, a pintura e o artesanato são tão importantes que servem como recurso terapêutico, o que acarreta na ativação dos canais sensoriais durante sua prática. Isso melhor a equilibrar as emoções e libertar a imaginação e pensamentos. Não só a mente, mas como também o corpo, o artesanato tem ação direta nas terminações nervosas, que ficam localizadas nas pontas dos dedos que estão ligadas a diversas partes do cérebro. Isso aumenta a percepção, a atenção, funções executivas e linguagem da geração sênior.

Além de todos os benefícios já citados, há outro muito importante também. A interação social que o artesanato proporciona quando é praticado em grupo. Dessa forma, com a interação através dessa prática a geração sênior tem a possibilidade de criar novas amizades e evitar o tédio e a solidão.

Importância do Artesanato para o turismo

Gente criativa que vive de bordar, costurar e esculpir, e que comercializa seus produtos em diferentes espaços como feiras, mercados ou centros de artesanato. É a arte e a cultura de um povo refletida em diversos produtos, uma arte passada de geração em geração. A regulamentação da atividade do artesão foi uma grande conquista para um setor com tanto potencial para desenvolver a economia e preservar o patrimônio do país.

Com a venda de suas peças para os turistas, os artesãos movimentam a economia local, geram emprego e renda não só para a família do artista como também para toda a sua comunidade. Apesar da importância econômica, o artesão só passou a ter direito a carteira nacional do artesão, linhas de crédito e qualificação com a sanção da lei.

Veja programação completa da Primeira Feira de Artesanato de Almenara