Ação resolverá definitivamente grande parte dos problemas de saúde pública do município

Prefeitura de Almenara cria o Consórcio Intermunicipal de Saúde – CISRAL

Como reflexo dos grandes desafios enfrentados na Saúde em todo o território nacional, os municípios brasileiros, principalmente os menores, tende a sofrer ainda mais. A grande demanda não é devidamente atendida e uma enorme fila se forma em torno do sistema. Isso não foi diferente na cidade de Almenara. Para dar fim a todo este sofrimento, a prefeitura da cidade, desde o início deste ano, tem buscado soluções para que todos sejam atendidos de maneira satisfatória. E a grande solução encontrada foi à criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Almenara - CISRAL, que será formado por cinco cidades da região.

O consórcio permite racionalizar a utilização de recursos destinados a equipamentos, recursos humanos, instalações hospitalares, centros de especialização, transporte em saúde, executar, em conjunto, os procedimentos de média e/ou alta complexidade com objetivo de melhorar a qualidade e o acesso da população no atendimento na área de saúde, complementando as necessidades dos Municípios, principalmente os pequenos.

As cidades de Almenara, Divisopolis, que deverá confirmar a participação a sim que for aprovado projeto na Câmara Municipal da cidade, Mata Verde, Joaíma e Palmópolis, dispensará, ainda neste ano, cerca de R$ 2.800,000,00 milhões de reais para custeio inicial do consórcio que será inaugurado até o dia 10 de agosto. Assim, todas estas cidades envolvidas, darão um enorme passo em relação à saúde de cada município. Segundo o secretário de Saúde, Leandro Brito de Andrade, a cooperação entre estes municípios permitirá que a oferta aumente e o custo diminua consideravelmente. Além é claro, agilizará o entendimento e diminuirá as longas filas de espera. Ainda segundo o secretário, cirurgias que antes levavam anos para serem realizadas, com a criação do consórcio poderão ser feitas em semanas.

O prefeito de Almenara, Ademir Gobira, se mostra otimista com este grande passo dado em prol cidade. Para o prefeito, este grande avanço, nunca visto na região, irá desafogar de uma vez por todas a grande espera por atendimento, além de dar condições de atender a casos mais complexos e mais caros. Ademir espera ainda que Almenara torne referência regional no atendimento a Saúde, atraindo mais e mais consorciados. “Um Novo Tempo e Uma Nova História deixaram de ser apenas um slogan da nossa administração e passou a ser uma realidade em Almenara”, afirma o prefeito.