As palestras foram ministradas na Escola Estadual Joel Mares

Secretaria de Saúde promove o projeto “Drogas e suas consequências”

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, desenvolveu, entre os dias 19 a 26 de maio, e 02 a 09 de junho, o Projeto “Drogas e as suas consequências” em parceria com a  escola Estadual Joel Mares, no bairro São Francisco.  A ideia é conscientizar os jovens e adolescentes sobre os riscos das drogas e como evitar entrar neste túnel obscuro.

Durante os encontros, que acorreram durante as aulas de ensino religioso, os participantes pôde ouvir várias palestras ministradas pela Cb lucimeire Pacheco Mota do 44º Batalhão de Policia Militar, Pollyanna Alves Braga - profissional de psicologia do NASF (Núcleo de Assistência a Família), pelo presidente da COMAD, Otávio Januário,  Pastoral da Sobriedade - Paróquia São João Batista e Grupo de Teatro Conexão. Os alunos ainda tiveram a oportunidade de ouvir depoimentos de ex-usuários que já passaram pela triste experiência das drogas e as consequências na família.

Conscientes sobre o atual cenário do uso de drogas no município de Almenara, os jovens foram desafiados a realizar uma redação sobre o tema (ministrados pela professora de Educação Religiosa), onde a melhor redação seria premiada. A adolescente Lara Luíza Ferreira Sobral do sexto ano foi à vencedora com a seguinte poesia:

“Quem entrar no mundo das drogas, não consegue sair, é uma coisa inexplicável e eles não têm pra onde ir, quem põe ele nas drogas não deixa sair mais é uma coisa triste isso não me satisfaz. Tive uma experiência em uma roda, estava desistindo, mais eu consegui com ajuda, finalmente eu consegui sair, eu sei como eles podem sair, se eu consegui, eles também podem, basta não desistir. Eu sei o nome da palavra chave, vou dizer pra vocês amigos meus, o nome dessa palavra chave é DEUS.”.

A mãe da adolescente ficou muito realizada e emocionada com o desempenho da filha.

Projeto: Estagia de Serviço Social/ UNOPAR/NASF : Jeane Freitas Lima

Supervisora de Campo: Assistente Social/NASF: Vilane Lima