Executivo Municipal repassou mais de R$ 90 mil reais para a realização do evento

A cidade de Almenara no Vale do Jequitinhonha, realiza neste fim de semana, a 16ª edição Festa da Mandioca, tendo a prefeitura da cidade, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o IFNMG – Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e a CODEMIG - Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, como principais patrocinadores.

O Executivo Municipal, através do deputado federal Zé Silva e o deputado estadual Dr. Jean Freire repassou o valor de R$ 94 mil reais para cobrir os custos da festa, o que possibilitou a abertura dos portões concedendo entrada franca à população

Um dos destaques do evento é o concurso da raiz da mandioca. Milvio Cardoso Laranjeira, extensionista da Emater-MG, explica que será selecionada a melhor raiz do tubérculo nos quesitos: precocidade, produtividade e de rendimento. “Esse concurso é feito todos os anos e os produtores participantes são premiados do primeiro ao terceiro lugar”.

A agricultora familiar Selma Ferreira de Oliveira, de 51 anos, é uma das expositoras. Ela mora na comunidade São José do Paraguai, no município de Almenara, e cultiva mandioca e cacau. Com a produção do tubérculo, ela desenvolve a goma e a puba para fazer beiju, biscoito e bolos. Ela participa desde a 4ª edição da Festa da Mandioca e pretende aumentar as vendas esse ano. “Eu gosto muito desses eventos porque as pessoas sabem quem a gente é. Podemos mostrar os nossos produtos. Eu adoro e espero o ano todo para vir”, comemora Selma.

O prefeito de Almenara, Ademir Gobira, que não mediu esforços para a realização da festa, afirmou que sempre irá lutar para que todos, sem distinção, possam participar das festividades da cidade. Disse ainda que a Agricultura Familiar faz parte do projeto de desenvolvimento do município e que cada agricultor poderá sempre contar com o apoio do Executivo municipal.