Esta foi uma das metas de governo da atual administração para a Educação

Executivo solicita novos cursos de graduação e pós-graduação ao reitor da Unimontes

O secretário de Administração, Joel Nunes Jardim, representando a Prefeitura de Almenara, e o orientador educacional do município, Marco Túlio Santos Ledo, esteve na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) na última semana (23/3), em um amistoso encontro com o professor João dos Reis Canela, que esteve acompanhado de integrantes da gestão superior.

Durante o encontro foram discutidos a revisão do convênio entre prefeitura e Universidade, por conta da mudança da gestão municipal, bem como a solicitação e estudo de viabilidade para implementação de novos cursos de graduação e de pós-graduação no Campus Almenara.

Para o reitor João Canela, o histórico do campus Almenara favorece o estudo de viabilidade de novos cursos, inclusive para a formação tecnológica, a partir da expertise do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT). “Deve-se ter os pés no chão para tomada de decisões importantes no âmbito da Universidade, como a implementação de novos cursos. Contudo, entendemos que a proposta de rodízio de cursos entre os campi, que está em análise no Conselho Estadual de Educação (CEE), pode contemplar tais demandas e contribuir com a realidade socioeconômica da região” disse.

( Secretário Joel Jardim firma convênio para implantação do  Projeto Unimontes Solidária )

Ainda neste encontro, foi firmado convênio que possibilitará a implantação do Projeto Unimontes Solidária, na cidade de Almenara, visando desenvolver atividades multidisciplinares com a comunidade, numa perspectiva de colocar o conhecimento que é produzido na Universidade a serviço da sociedade.

O coordenador salienta que, em 2017, como o Projeto Unimontes será desenvolvido em caráter excepcional com quase vinte sedes, as atividades – que antes eram concentradas nos períodos de férias – vão se estender ao longo de todo ano, até dezembro. "As equipes vão atender aos moradores nas comunidades em períodos intercalados, de quatro dias, normalmente, de quinta-feira a domingo", explica Gilson.

ACADÊMICOS PARTICIPANTES

Segundo ele, a "edição especial" do Unimontes Solidária terá um número maior de alunos participantes. "Além dos acadêmicos dos cursos do campus-sede, teremos a participação dos alunos dos demais campi e dos polos de educação a distância. A nossa expectativa é de envolver mais de 500 estudantes", afirma o coordenador do projeto.

Nas ações solidárias junto aos moradores de baixa renda serão priorizadas as áreas de saúde e ambiental. Serão realizadas atividades em outras áreas como educação, assistência social, organização social, desenvolvimento sustentável, cidadania, arte, cultura, entretenimento, esporte e lazer – de acordo com as demandas específicas dos municípios. São atendidos moradores da área urbana e da zona rural.

Para o prefeito Ademir Gobira, ex-aluno da Universidade, este é sem dúvida um grande avanço para a cidade, que trará acima de tudo, novas oportunidades aos Almenarenses.