A cultura e o esporte da cidade foram valorizados como merecem.

O aniversário de 79 anos da cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, foi realizado nos dias 14 e 15 de janeiro de maneira inovadora e muito criativa. A prefeitura decidiu realizar o evento dando ênfase às atividades esportivas e culturais. Uma decisão que visou, acima de tudo, à valorização pluralista das demandas da sociedade, bem como a econômica financeira, já que o município tem sofrido com a crise nacional.

Durante o evento foram realizadas atividades físicas na praia, recreativas no SESC, passeio ciclístico, Corrida do Povo, músicas ao vivo, Trilhão do Povo, organizado pelo vereador, Nata CDN,  e o tradicional movimento cultural – Cortejo do Boi de Janeiro. A Corrida do Povo foi o destaque do evento, com 120 atletas advindos de Almenara, Pedra Grande, Jordânia, Joaíma e Jequitinhonha. A corrida teve oito categorias, sendo quatro na modalidade masculina e quatro na feminina.

A comissão organizadora, composta pelos vereadores, Romércio Gobira (Presidente da Câmara Municipal), Cátia Soares de Oliveira (Catinha), o Secretário de Esportes, Marcos Danilo Ramos, a Chefe de Gabinete, Irma Mares, Englicley Lopes, Gerente do SESC e o Prefeito Ademir Gobira não mediram esforços para a realização deste marco histórico no município.

A vereadora Cátia Soares de Oliveira (Catinha), disse que o evento buscou atender as várias camadas da sociedade. Dando oportunidades as crianças, jovens, adultos e idosos, valorizando a cultura e o esporte e buscando descobrir novos talentos regionais. Disse ainda que isso foi só o começo, segundo a vereadora, estes movimentos farão parte do seu trabalho junto à comunidade.

Para Marcos Danilo, Secretário Municipal de Esporte, este foi o pontapé inicial do “Agita Almenara” um projeto da Secretaria Municipal de Esportes que estará levando para os bairros periféricos, as comunidades rurais e praças públicas todas as atividades esportivas e culturais da região. O presidente da Câmara Municipal, Romércio Gobira e a Diretora do SESC Almenara, Engicley Lopes, parabenizaram a inciativa municipal. “Parabenizo a todos os envolvidos neste marco histórico de nossa cidade, é tempo de buscar o novo, é tempo de resgatar nossos valores culturais. Precisamos reviver nossa história.” disse Englicley.

O Prefeito Ademir Gobira, em poucas palavras, ressaltou as condições financeiras do município, mas disse que o aniversário da cidade mais importante do Baixo Jequitinhonha não poderia passar despercebido. Disse ainda que o esporte e a cultura devem ser valorizados, uma vez que, através destes mecanismos é possível desenvolver a cidadania de todos.

Policia Militar, Civil e a COPASA também deram todo o suporte para a realização das festividades.

CORRIDA DO POVO: CLASSIFICAÇÃO GERAL

CATEGORIA MASCULINA 18 A 25 ANOS

1° lugar: Jonas Lima n° 111 - Cidade de Joaíma com o Tempo de 16 minutos 16 seg.

2° lugar: Marcelo Santana n° 43 - Cidade de Almenara com o tempo de 16 minutos 57 seg.

3°lugar: Adilson Vilela n° 44 - Cidade de Almenara com o tempo 17 minutos 43 seg.

CATEGORIA FEMININO 18 A 25 ANOS

1° lugar: Thaigra Amaral  n° 56 - Cidade de Almenara com o Tempo 22 minutos 47 seg.

2° lugar: Fernanda Amaral n° 55 - Cidade de Almenara com o tempo de 28 minutos 50 seg.

3°lugar: Klermany Oliveira n° 115 - Cidade de Almenara com o tempo 30 minutos 34 seg.

CATEGORIA MASCULINO 26 A 35 ANOS

1° lugar: Robert Gomes n° 01 - Cidade de Almenara com o Tempo 14 minutos 57 seg.

2° lugar: Jiliard Pereira n° 60 - Cidade de Jordânia  com o tempo de 15 minutos 37 seg.

3°lugar: Celson Santos n° 31 - Cidade de Pedra Grande com o tempo 20 minutos 17 seg.

CATEGORIA FEMININO 26 A 35 ANOS

1° lugar: Patricia Guimaraes n° 20 - Cidade de Joaíma com o Tempo 20 minutos 27 seg.

2° lugar: Claudenia Lima n° 21 - Cidade de Almenara com o tempo de 21 minutos 08 seg.

3°lugar: Carolina Lima n° 12 - Cidade de Almenara com o tempo 22 minutos 27 seg.

CATEGORIA MASCULINO 36 A 45 ANOS

1° lugar: Ronaldo Coelho n° 65 - Cidade de Joaíma com o Tempo 17 minutos 06 seg.

2° lugar: Jonas Nunes n° 32 - Cidade de Almenara  com o tempo de 21 minutos 49 seg.

3°lugar: Lucienio Machado n° 33 - Cidade de Almenara com o tempo 25 minutos 05 seg.

CATEGORIA FEMININO 36 A 45 ANOS

1° lugar: Neide Pereira n° 57 - Cidade de Almenara com o Tempo 25 minutos 09 seg.

2° lugar: Marcia Chaves n° 118 - Cidade de Almenara com o tempo de 25 minutos 15 seg.

3°lugar: Juliana Magno n° 30 - Cidade de Almenara com o tempo 27 minutos 09 seg.

CATEGORIA MARTER MASCULINO ACIMA 45 ANOS

1° lugar: Ednaldo Costa n° 62 - Cidade de Almenara com o Tempo 20 minutos 25 seg.

2° lugar: Eduardo Gondinho n° 99 - Cidade de Almenara  com o tempo de 20 minutos 53 seg.

3°lugar: Adalton Gonçalves n° 33 - Cidade de Almenara com o tempo 22 minutos 04 seg.

CATEGORIA MARTER FEMININA ACIMA 45 ANOS

1° lugar: Hozana Lima n° 25 - Cidade de Almenara com o Tempo 25 minutos 49 seg.

2° lugar: Yara Maria n° 49- Cidade de Almenara com o tempo de 27 minutos 40 seg.

3°lugar: Rosimar Alves n° 27 - Cidade de Almenara com o tempo 31 minutos 47 seg.

Coordenação de Comunicação e Marketing